A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com as secretarias municipais de Comunicação (Semcom); de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), lançou, na última sexta-feira (15) o projeto “Arte Pela Cidade”, projeto multicultural que contemplará 21 pontos da capital até o mês de agosto.
Com duração de 45 dias, a programação conta com mais de 150 atrações locais, e diversos tipos de intervenções artístico-culturais, como apresentações musicais de cantores solo/duo/trio/banda de pequeno porte; apresentações de flash mobs; DJs; apresentações pocket de teatro, dança e circo; arte de rua – break, hip hop, slam de poesia; e apresentações de contação de histórias.
O objetivo é facilitar o acesso da população à cultura e valorizar os artistas locais, explicou o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, que escolheu o mercado municipal Adolpho Lisboa, Centro, para lançar o projeto, que também serviu para celebrar os 139 anos do “mercadão”, comemorados nesta sexta-feira (15).
“Trata-se de um projeto multicultural, lançado no dia especial de 139 anos do mercado Adolpho Lisboa. São artes integradas, contando com música, dança, hip-hop e arte visual. Até o dia 28 do mês de agosto, estaremos levando o ‘Arte Pela Cidade’, por todas as zonas de Manaus, contando com a participação de mais de 150 artistas locais”, informou.
Programação
O projeto foi lançado no dia 15 de julho, com intervenções em seis pontos da capital: Terminal de Integração (T4) e feira do Produtor, no Jorge Teixeira; feiras da Banana, da Manaus Moderna e mercado Adolpho Lisboa, Centro; e o T5, no São José Operário.
As demais intervenções, que seguem até o dia 28 de agosto, estão previstas para acontecer na feira Eduardo Ribeiro, galerias dos Remédios e Espírito Santo, T1, parque Jefferson Péres (Centro); feira da Aparecida, mercado municipal Walter Rayol, T2, parque Lagoa do Japiim (zona Sul); feira do Nova Cidade, praça do conjunto Viver Melhor e T3 (zona Norte); feira da Compensa, complexo turístico Ponta Negra (zona Oeste); parque dos Bilhares (zona Centro-Sul).