O Projeto de Lei (PL) que institui a campanha “Todos Contra o Bullying” nas escolas da rede municipal de ensino, foi aprovado por unanimidade, nessa segunda-feira, 23, durante sessão da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Segundo a justificativa do projeto, em muitos países da América Latina, está sendo aplicada uma metodologia de prevenção, adotada na Finlândia, que envolve as testemunhas que presenciam a agressão e ficam caladas ou até apoiam o agressor.
Conforme o projeto de autoria do vereador Luis Mitoso (PTB), a metodologia trabalha a empatia, sentimento essencial de respeito ao outro, e que para isso tem como alvo crianças na primeira faixa etária de escolarização.
O método obteve resultados significativos nas escolas finlandesas onde houve redução de 80% dos casos de bullying, após a implantação da metodologia, que passou também a ser adotada em outros países da Europa.
Os vereadores também aprovaram e encaminharam para sanção da Prefeitura o PL 576/2021, de autoria do vereador Jaildo Oliveira (PCdoB), que institui em primeiro de dezembro o Dia Municipal do Veículo de Comunicação Digital.
Deliberações
Ainda foram deliberados durante a sessão plenária, outros quatro Projetos de Lei, encaminhados para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Dentre eles, o que considera de utilidade pública o Instituto Filhos e Amigos da Amazônia sem Fronteiras, que atua na oferta de cursos de capacitação, além de eventos abertos ao público, como palestras e seminários, doações, atendimentos psicológicos e pedagógicos.