RJ: Quadrilha que ostentava luxo na internet com golpes contra idosos é presa

Uma quadrilha de estelionatários que aplicava golpes em idosos e ostentava luxo nas redes sociais foi presa ontem (31) pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). A ação policial aconteceu nas zonas Oeste e Norte do Rio de Janeiro, e também, na Região dos Lagos (RJ). Nos últimos oito meses, os criminosos movimentaram cerca de R$ 1,8 milhão.

Um dos alvos da Operação Majestic, identificado como Lucas, 27 anos, ostentava no instagram, fazendo posts em hotéis de luxo, resorts e festas, além de usar jóias e roupas de marcas de luxo internacionais. De acordo com as investigações, o homem roubava dinheiro das vítimas aplicando o “golpe do motoboy”.

Esse tipo de golpe, apesar das suas variações, consiste em manipular psicologicamente a vítima para que ela forneça aos criminosos informações confidenciais como senhas e números de cartões de crédito. Os suspeitos ligavam para os idosos, se passando por funcionários da central de segurança do banco e solicitam a confirmação de uma compra suspeita — que nunca existiu — feita pelo cartão de crédito.

Assim que eram informados do ocorrido, os idosos afirmam que não reconhecem essa compra, e então, são convencidas de que o cartão foi clonado. Assim, os bandidos orientam a vítima fornecer a senha do seu cartão, para fins de bloqueio, e informavam que um funcionário da empresa iria até a casa da pessoa pegar o cartão para realizar uma “perícia”.

Com o cartão e senha em mãos, os criminosos usavam o dinheiro em “maquinetas” de cartão, cadastradas no CNPJ de empresas de fachada, o que dificultava a identificação dos responsáveis. Segundo informações, as investigações do caso começaram depois que uma moradora do Lago Sul, de 82 anos, procurou a polícia para informar que tinha sido vítima do golpe.



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias