“Se abre a cortina para uma nova geração da política”, afirma prefeito eleito
David afirma que não vai interferir na eleição para presidência da CMM”
Em meio a alegria da vitória e a tristeza por conta do luto de sua mãe, que faleceu na véspera da eleição, o prefeito eleito David Almeida reuniu a imprensa ontem (30), onde deu o tom de como será a sua gestão quando assumir em 1 de janeiro.
Rotta protagonista
O vice-prefeito eleito, Marcos Rotta, foi anunciado como futuro secretário municipal de Infraestrutura (Seminf).
“Ontem a cidade de Manaus colocou fim a uma era de caciques políticos. Agora se abre a cortina para uma nova geração da política. Uma geração mais jovem, com muita vontade de fazer, com compromisso com a cidade de Manaus.”, disse David, afirmando que Rotta terá destaque na sua administração.
David também afirmou que os próximos nomes do secretariado só serão anunciados entre o Natal e o Ano Novo.
Equipe de transição
David disse que o decreto do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) recomenda de três a seis nomes para compor a equipe de transição.
Porém, o prefeito eleito pretende indicar de 20 a 25 nomes de confiança para levantar informações de todas as áreas da prefeitura de Manaus. Ontem os primeiros nomes foram confirmados.
13 nomes
O procurador do Estado Tadeu Souza vai presidir a comissão.
Luiz Campos, Regina Fernandes, Dulce Almeida, Clécio Freire, Célio Bernardo, Alessandro Moreira, Ebenézer Bezerra, Deputado Sabá Reis, Renato Júnior, além de Luiz Cláudio Cruz, Luiz Gonzaga e Marcos Rotta vão compor a equipe.
David também deixou claro que a equipe de transição não necessariamente assumirá cargos no primeiro escalão.
Metas até 2030
David anunciou que seu plano de governo tem metas até 2030, que aposta na meritocracia e irá impor um novo ritmo na Prefeitura de Manaus, tornando mais eficiente a máquina pública do município e profetizou.
“Daqui a um ano ninguém vai sentir saudades desses caras ai (velhos caciques)”, disse o prefeito eleito.
“Prefeito de todos”
Mais uma vez David afirmou que sua gestão será inclusiva.
“Serei o prefeito de todos, de quem votou na gente e de quem votou nos adversários. E a nossa missão é resgatar a credibilidade da política e dos políticos no Brasil, a começar pelo Amazonas”.
Apoios
David também afirmou que vai buscar o apoio de todos para governar.
“Vamos buscar a convergência. Quero apoio federal, estadual e municipal da Câmara” afirmou, salientando que vai conversar com todos.
Bancada federal
Ele afirmou que vai procurar o coordenador da bancada do Amazonas, senador Omar Aziz, para alinhar as prioridades de Manaus com a bancada federal e garantir recursos federais.
Falando em bancada federal, o deputado Capitão Alberto Neto foi o único a comparecer no evento e o único a declarar apoio a David no segundo turno.
Câmara Municipal
O prefeito eleito garantiu aos vereadores eleitos e não eleitos, que todos terão espaço na sua gestão, e que sua relação com o legislativo será a melhor parceira que já existiu.
“Eu vim do legislativo e sei como dói um vereador ou deputado precisar ajudar sua base e não conseguir essa ajuda do executivo”.
David também garantiu que não irá interferir na escolha do presidente da Câmara e da Mesa Diretora.
‘Primeira filha’
Na coletiva, afirmou que sua filha, Areyl, não terá cargo na sua gestão, mas irá participar de forma voluntária para ajudar o pai.
“Como todos sabem, não tenho primeira dama, tenho primeira e única filha, que me ajuda muito”, afirmou o prefeito eleito.
Presidente Nacional
Ele também aproveitou para anunciar que sua filha Aryel, a convite do presidente nacional do Avante, deputado Luis Tibé, assumiu a Presidência Nacional do Avante Jovem.