A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou nesta sexta-feira (2), no Rio de Janeiro, os nomes dos 19 atletas selecionados para o Campeonato Mundial do esporte, que acontecerá entre os dias 6 e 13 de outubro, em Tashkent, no Uzbequistão. O vencedor soma dois mil pontos no ranking de classificação para a Olimpíada de Paris, em 2024.
Nesta temporada, o Brasil esteve dez vezes no pódio em etapas de Grand Prix e Grand Slam, duas delas no topo, ambas com Guilherme Schmidt, na categoria até 81 quilos. Ele, atualmente, é o quarto melhor do mundo no peso, sendo o judoca homem do país mais bem colocado no ranking da Federação Internacional de Judô (IJF, sigla em inglês). A brasileira melhor posicionada, porém, é Beatriz Souza, terceira da categoria acima de 78 quilos.
Pesos
Dos 19 convocados, oito estão entre os dez primeiros dos respectivos pesos. Além de Guilherme e Beatriz, ocupam o top-10 os judocas Willian Lima (categoria até 66 kg), Rafael “Baby” Silva (categoria acima de 100 kg), Rafaela Silva (até 57 kg), Ketleyn Quadros (até 63 kg), Maria Portela (até 70 kg) e Mayra Aguiar (até 78 kg).
Mayra, aliás, é dona de seis medalhas na competição e mira o tricampeonato mundial, que seria inédito para o Brasil, entre homens e mulheres. Além dela, Rafaela também foi campeã mundial, em 2013, no Rio de Janeiro.
“Com a mudança de calendário, adiando o evento de agosto para outubro, precisamos recalcular a rota e manter a preparação no nível que um Mundial exige”, destacou o gerente de Alto Rendimento da CBJ, Marcelo Teothonio, afirmando que acredita que a equipe se sairá bem na competição.
O último Mundial foi em junho do ano passado, em Budapeste, onde o judô brasileiro conquistou três medalhas de bronze. O país, no entanto, persegue um ouro que não vem desde o título de Mayra na capital húngara, em 2017.
Confira os convocados para o Mundial:
Seleção masculina
Até 60kg – Allan Kuwabara
Até 66kg – Willian Lima e Eric Takabatake
Até 73kg – Daniel Cargnin
Até 81kg – Guilherme Schimidt
Até 90kg – Rafael Macedo e Marcelo Gomes
Até 100kg – Rafael Buzacarini
Acima de 100kg – Rafael Silva e Juscelino Nascimento*
* Juscelino competirá somente na disputa por equipes.
Seleção feminina
Até 48kg – Amanda Lima
Até 52kg – Larissa Pimenta
Até 57kg – Rafaela Silva e Jéssica Lima
Até 63kg – Ketleyn Quadros
Até 70kg – Luana Carvalho e Maria Portela
Até 78kg – Mayra Aguiar
Acima de 78kg – Beatriz Souza
Com informações da Agência Brasil*