O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi convidado para integrar a Comissão de Transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que venceu as eleições no último dia 30 de outubro. A transição está sendo comandada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin.
De acordo com as informações, o convite foi feito pelo presidente eleito e aceito por Omar Aziz após uma conversa com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que é do mesmo partido que Omar (PSD). O senador preside uma comissão do Senado, por esse motivo, ele precisou falar com o presidente do Congresso Nacional, pois precisará se afastar dos trabalhos.
Omar foi um dos escolhidos pois tem experiência no Executivo, uma vez que ele já foi governador do estado do Amazonas. Uma conversa com o presidente eleito poderá acontecer na noite de hoje, em Brasília, ou amanhã pela manhã, a depender da chegada de Lula à capital federal.
Somente após essa conversa é que ficará definido em que área Omar irá atuar na transição. Apesar de se colocar à disposição de Lula para trabalhar em qualquer área que possa colaborar ativamente, Omar demonstra mais afinidade com as áreas de Infraestrutura e Segurança Pública.
Com sua participação na comissão de transição, Omar se tornará candidato a ocupar um ministério no Governo do presidente eleito. Até aqui, o senador vem afirmando que não tratou com Lula sobre essa questão.