SES-AM disponibiliza atendimento clínico virtual à população via Chatbot

SES-AM disponibiliza atendimento clínico virtual à população via Chatbot

FOTOS: Rodrigo Santos/SES
FOTOS: Rodrigo Santos/SES

Serviço foi desenvolvido em parceria com a Samel Health Tech e Instituto Transire e entrou no ar nesta quarta-feira (27/01)

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) disponibilizou, em parceria com a Samel Health Tech e Instituto Transire, o Chatbot para atendimento da população em geral, nos casos de suspeita de Covid-19, e psicológico para os profissionais da saúde. A triagem virtual é feita pelo endereço http://chatbot.saude.am.gov.br/. Médicos e psicólogos entram em contato com o solicitante, via WhatsApp, para a finalização do atendimento e orientações. O Chatbot está disponível a partir desta quarta-feira (27/01).

Ao acessar o site, é necessário fornecer os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, número do CPF, CEP e telefone que tenha WhatsApp. Após fornecer as informações, a triagem é iniciada. Nos casos de suspeita de Covid-19, o usuário deve marcar sim ou não para as perguntas sobre os sintomas. Ao final, uma mensagem automática vai mostrar se há a probabilidade de estar contaminado e o médico entrará em contato, caso os sintomas indiquem a necessidade.

Para os profissionais da saúde, que buscam atendimento psicológico, é necessário fornecer os dados no site, além da matrícula. Depois da triagem, um dos profissionais do Serviço de Apoio Psicológico ao Servidor (SAPS) fará contato para atendimento na modalidade de Plantão Psicológico.

Os contatos telefônicos têm duração média de trinta minutos, norteados pela Política de Humanização, técnicas de acolhimento e escuta qualificada, a fim de verificar níveis de ansiedade e existência de pensamentos disfuncionais, bem como a realização de técnicas psicoeducativas, na mobilização do servidor em estabelecer ou fortalecer estratégias de enfrentamento de condições adversas.

Para o gerente da Rede de Atenção Psicossocial, da Secretária Executiva Adjunta de Políticas Públicas, Ismael Reis, o serviço é necessário para auxiliar a população e, também, minimizar os efeitos negativos da pandemia na saúde emocional dos profissionais.

“É importante considerar o enorme potencial de sofrimento psíquico e desconforto emocional dos diversos grupos envolvidos: pacientes, familiares, profissionais de saúde, gestores, profissionais de comunicação, segurança e a população como um todo, podem experimentar estados emocionais intensos e traumáticos. Para tanto, iniciamos o trabalho com a realização da retomada do apoio psicológico destinado ao profissional da linha de frente”, diz Reis.

Parceria – A SES-AM conta com os profissionais psicólogos cadastrados no programa Brasil Conta Comigo, do Ministério da Saúde, para atuação no Chatbot. O corpo médico, que fará a consulta virtual, foi disponibilizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A triagem virtual, por sua vez, foi viabilizada pela parceria com a Samel Health Tech e Instituto Transire, que desenvolveram a plataforma e são responsáveis por possíveis manutenções e reparos.

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