Investimento em sistema de monitoramento em tempo real proporciona, além de economia, mais segurança, qualidade de vida e valorização dos espaços urbanos
Além da redução do custo com energia, a adoção de novas tecnologias aumenta a satisfação dos clientes e a melhora a sua relação com a cidade (Foto: Getty Images)
Além da redução do custo com energia, a adoção de novas tecnologias aumenta a satisfação dos clientes e a melhora a sua relação com a cidade (Foto: Getty Images)
O uso estratégico de infraestrutura, de serviços de informação e comunicação no planejamento e na gestão urbana é cada vez mais importante para atender às necessidades sociais e econômicas da população. Esse é o conceito das Cidades Inteligentes (ou smart cities), que tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico sustentável e melhorar a qualidade da vida urbana. Apesar de ser novo, esse mercado já movimenta globalmente, por meio de suas soluções, em torno de US$ 408 bilhões por ano.
Essas soluções possibilitam, por exemplo, a ampliação da eficiência energética de um município, como explica Francisco Scroffa, presidente da Enel X no Brasil – linha de negócios globais da companhia Enel dedicada ao desenvolvimento de produtos inovadores e digitais. Além da redução do custo com energia, investimentos desse tipo possibilitam o crescimento por meio da modernização e a adoção de novas tecnologias, aumentando a satisfação dos clientes e a melhoria da sua relação com a cidade.
Segundo Scroffa, é possível chegar a uma redução de pelo menos 40% na conta de energia da iluminação pública. Uma parte desse ganho é destinada à remuneração do investimento efetuado em curto prazo. Mas a vantagem também chega ao consumidor final. “O restante é um benefício direto para o cliente, com um impacto positivo na diminuição do valor total pago mensalmente. Com o benefício é possível se pagar o valor da nova fatura de energia, pagar o investimento e ainda sobram recursos para o município, que pode futuramente aplicar em complementação de projetos vinculados à iluminação pública”, detalha.
No Brasil, a Enel X atua em quatro frentes: e-City, voltada à administração pública, com serviços integrados, soluções de conectividade e soluções digitais para cidades inteligentes e mobilidade elétrica urbana, além da iluminação pública; e-Industries, com soluções inovadoras, integradas e altamente personalizáveis para clientes comerciais e industriais, de diferentes portes e setores, como Utility Bill Management (UBM) – serviço de gerenciamento de faturas de utilities –, geração distribuída e infraestrutura elétrica; e-Mobility, com foco em produtos, serviços e soluções de energia para a mobilidade elétrica; e e-Home, dedicada aos consumidores residenciais, com serviços que vão desde instalação, manutenção e reparo domésticos até soluções para casas inteligentes, capazes de gerar bastante economia de energia.