Em sessão extraordinária no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para julgar os pedidos de resposta das campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), o presidente da Corte, Alexandre de Moraes, defendeu o sistema eleitoral brasileiro.
Conforme publicado pelo Metrópoles, “Temos absoluta certeza de que domingo será um dia de festa. A festa da democracia, da festa da escolha popular, do respeito à escolha popular”, disse.
“Temos certeza que todos os 156 milhões de brasileiros, após a proclamação do resultado, respeitarão o resultado das eleições”, completou Moraes.
A declaração vem em meio ao aumento de ataques ao sistema eleitoral brasileiro, principalmente por apoiadores do atual presidente. Ele faz acusações desde que assumiu o comando do Palácio do Planalto. O mandatário acusa, sem provas, que urnas são passíveis de fraude. Em ocasiões passadas, o próprio TSE pediu que o presidente apresentasse provas de suas acusações, o que nunca foi feito.
Moraes afirmou fez a defesa do sistema eleitoral durante sessão em que as campanhas de Lula e Bolsonaro abriram mão de todos os direitos de respostas com pedidos de inserções na televisão ainda não julgados pelo TSE. O plenário aprovou o acordo por unanimidade.