A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante, por uso de documento falso e falsidade ideológica, Renan Henrique Barbosa Campos, conhecido como ‘RN’, traficante apontado como importante líder de facção criminosa que atua no Rio de Janeiro. A prisão aconteceu neste domingo (30).
Segundo informações, Renan é um dos envolvidos no sequestro de um médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Maré, em outubro de 2017.Ele foi reconhecido no momento em que estava sendo preparado para realizar uma cirurgia de cateterismo, em um hospital da Ilha do Governador (RJ).
O criminoso havia sido internado na unidade de saúde usando documentos falsos. Após serem acionados, os policiais federais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e do Grupo de Investigações Sensíveis de Facções (Gise-RJ) levaram o traficante à Superintendência da PF no Rio de Janeiro, onde ele foi preso em flagrante e em seguida, encaminhado à prisão.
Sequestro na UPA
Em outubro de 2017, a UPA da Maré, na zona Norte do Rio, foi invadida por 50 homens armados. Imagens registradas pelas câmeras da unidade de saúde mostram os criminosos entrando no local com um bandido ferido, que seria Renan.
Na ocasião, um dos médicos foi obrigado a entrar em uma ambulância que foi roubada pelos criminosos para transportar Renan e realizar o atendimento médico necessário. O médico e o motorista do veículo só foram liberados após 6 horas.