Criado há cinco meses, o “Projeto Ração Animal” realiza doações, mesmo enfrentando dificuldades
Manaus – Para quem gosta de animais é de partir o coração saber que somente no Brasil existam aproximadamente 30 milhões de animais abandonados, 60% deles cachorros, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Manaus, esse número chega a quase 300 mil, de acordo com a Organização Não Governamental (ONG) de Anjos de Rua Manaus.
Mas, há quem ame tanto esses bichinhos que doam parte do tempo diário para matar a fome, saciar a sede e cuidar dos peludinhos, que sofrem com o frio, a chuva, o calor e os maus-tratos cruéis.
É o caso da estudante de medicina veterinária da Universidade Nilton Lins, Ivone Dantas, de 24 anos. Ela conta que, com a ajuda de três amigas e um professor, criou em fevereiro deste ano o “Projeto Amigo Ração”, com o objetivo de ajudar animais de ruas em situação de abandono ou que vivem em abrigos. A ação também atua na elaboração de protocolos de vacinação e castração em comunidades carentes durante ações desenvolvidas.
Em apenas cinco meses de existência, o projeto já realizou pequenas doações, mesmo enfrentando algumas dificuldades. “Doações são complicadas e não estávamos conseguindo quase nada, então pensamos e montamos uma estratégia: fazer rifas e promover eventos”, contou a acadêmica.
“A nossa equipe realizou uma ação no dia 12 de julho na porta da universidade [Nilton Lins] recolhendo colaborações dos colegas. Estamos precisando de ração e produtos de limpeza. Em setembro, vamos realizar uma feijoada para uma campanha de vacinação”, destacou Ivone.
De acordo com a jovem, o grupo quer ir mais além. “Assim que tudo estiver mais organizado, vamos montar um abrigo para pegar esses animais abandonados [cachorros e gatos] para tratar, alimentar, vacinar e castrar e, posteriormente, colocá-los para adoção”, enfatizou a estudante.
A universitária Vitória Monteiro, de 18 anos, é uma das parceiras do projeto e se considera uma protetora de animais. “O projeto significa muito para mim, pois é um ponto inicial a uma mudança incrível que estamos promovendo na vida dos animais, e essa é a forma que eu e minhas amigas encontramos de ajudá-los. Eu também não aceito maus-tratos contra os bichinhos”, contou a jovem.
Segundo Milaine Brandão, de 22 anos, ajudar animais que não tem um lar e alimentação, que são rejeitados diariamente, sem carinho e amor, não tem preço. “É uma forma de aumentar ainda mais a esperança de um animal que jamais soube o que é amor ou o que é ter uma boa alimentação”, finalizou a também estudante de veterinária.
Para o professor das acadêmicas e conselheiro do projeto Paulo Sérgio, de 32 anos, a ideia de arrecadar ração aconteceu no primeiro período do curso, quando a aluna Ivone mostrou interesse em iniciar o projeto. “Ela idealizou tudo, e eu fiquei dando assistência com conselhos e começamos a procurar ONGs que estavam precisando de ajuda com ração e materiais de higiene”, destacou.
“Eu também sempre oriento os meus alunos e a todos [população] para que andem sempre com um saquinho de ração dentro do carro para alimentar aqueles bichinhos que estão na rua passando fome”, concluiu o professor.
No último dia 5 deste mês, o “Projeto Amigo Ração” realizou a entrega de toda a ração recolhida para a Organização Não Governamental (ONG) Associação Portal Dos Anjos Manaus (Apam), localizada na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul da capital, que tem sob a tutela mais de 150 de animais. Ainda sem data definida, o abrigo “Pêlos e Patas Love” será o próximo beneficiado com a ação do grupo.
Parceiros
Atualmente, o “Projeto Amigo Ração” conta com a ajuda de alguns parceiros institucionais, como a hípica Nilton Lins Cross, FIT Nilton Lins, Petnow Vets, Cid produções e mais 15 voluntários, que são considerados “amigos de turma”.
Quem quiser ajudar o “Projeto Amigo Ração”, pode entrar em contato pelo telefone: (92) 9 9195-2629 e falar diretamente com Ivone Dantas ou por meio de mensagens no Facebook: www.facebook.com/pg/amigoracao