Durante sessão na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (10/8), o vereador Dione Carvalho (Patriota) afirmou que pretende criar um Proposta de Lei (PL), que restrinja a entrada de jovens nos shoppings da cidade. Na sua argumentação, o parlamentar disse que nem todos os Amazonenses podem entrar nesses locais.
“A insegurança que nós temos dentro e fora dos shoppings me preocupa. Hoje, os shoppings são sinônimo de insegurança. Quando vamos ao shopping, pensamos em mais segurança, conforto e tranquilidade, mas, infelizmente, isso não acontece. Alguém pede alguma coisa e se não der, é xingado”, pontuou fazendo referência aos pedintes em praças de alimentação.
Na sua maioria essas pessoas são formadas por imigrantes (refugiados da Venezuela) e crianças em situação de rua.
Ainda durante sua fala na tribuna, o vereador comentou que se preocupa com as “galeras”, no entanto, não foi apresentado nenhum projeto de ressocialização ou medida para ajudar essas pessoas. Sobretudo, crianças em situação de vulnerabilidade social.
“Ainda tem ‘encontro de galeras’ e brigas dentro de shopping. Estou vendo que os órgãos de Segurança não estão fazendo nada para, ao menos, transmitir uma sensação de segurança. Não temos segurança nem fora e nem dentro”, comentou Dione.
O vereador afirmou ainda, que a a reclamação é principalmente dos lojistas, que já contam com a segurança privada dos estabelecimentos.