Na tarde deste domingo (13), pelo menos seis pessoas morreram e 53 ficaram feridas em uma explosão na Praça Taksim, que fica em uma área turística no centro de Istambul, na Turquia. A informação foi compartilhada pelo presidente do país, Recep Tayyip Erdoğan.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver várias pessoas passando normalmente pelo local, que reúne restaurantes e diversos comércios, quando a grande explosão surpreende a todos. Veja as imagens:
NEW: Footage leaked to social media shows the moment of explosion in Istiklal Street. Culprit seems like a bag left in the area pic.twitter.com/shDlsc3AYO
— Ragıp Soylu (@ragipsoylu) November 13, 2022
“Vi três ou quatro pessoas no chão […] As pessoas estavam correndo em pânico… Havia fumaça preta. O barulho era forte, quase ensurdecedor”, disse uma testemunha, Cemal Denizci, à agência de notícias AFP.
Após o ataque, que aconteceu por volta das 16h30 (horário local), serviços de emergência foram acionados para o local e continuam prestando atendimento aos feridos. Helicópteros também estão circulando pela área.
Até o momento, as autoridades locais ainda não identificaram a causa e nem o motivo da explosão. Apesar disso, Erdoğan afirma que o responsável pelo incidente será punido. Segundo a agência de notícias Anadolu, cinco promotores foram designados para investigar o caso.
As emissoras locais foram proibidas, temporariamente, pelo órgão de vigilância da mídia da Turquia, de reportar a explosão. O local já foi alvo de um atentado por um homem-bomba em 2016.