O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou a Rede Globo em primeira instância pelo constrangimento ao goleiro Sidão, após o então goleiro do Vasco sofrer quatro gols para o Santos e receber o prêmio “Craque do Jogo”, em partida do Brasileirão de 2019.
O quadro acontecia após os jogos transmitidos pela emissora e um atleta era eleito através de votação popular. Sidão teve atuação ruim em campo e uma campanha nas redes sociais, ironizando o desempenho do goleiro, elegeu-o o melhor jogador da partida. O prêmio foi entregue pela reportagem da Globo a Sidão, que estava visivelmente constrangido.
Na ação, o goleiro pediu indenização por danos morais no valor de R$ 1 milhão, mas o juiz do caso, Antonio Conehero Junior, determinou o valor de R$ 30 mil. Segundo trecho da sentença, a emissora “com sua conduta, atingiu de forma grave a estima, o decoro, a consideração e o respeito do autor”.
Em maio de 2019, a Rede Globo pediu desculpas a Sidão e anunciou mudanças nas regras do Craque do Jogo. Desde então, a eleição leva em conta não somente a escolha do público, mas também dos comentaristas da partida.
Confira: