Vila Sésamo comemora 50 anos de estreia na América Latina

A Vila Sésamo, série educacional mais popular de todos os tempos, comemora 50 anos de chegada à América Latina. O programa surgiu nos Estados Unidos no auge do movimento pelos direitos civis e da guerra contra a pobreza, em resposta a uma pergunta simples, mas poderosa: a televisão poderia ajudar a preparar crianças menos favorecidas para a escola?

Em 1969, os fundadores do programa convocaram pesquisadores, artistas e outros visionários para criar uma “vila” como nenhuma outra, onde monstros coloridos, humanos e até resmungões viviam lado a lado.

América Latina

A versão brasileira foi a primeira coprodução internacional da Vila Sésamo e estreou em 12 de Outubro de 1972 numa parceria entre a TV Cultura e a Rede Globo. Meio século depois, o programa e seus personagens se tornaram um dos ícones culturais mais cativantes para o público de todas as idades.

Durante esse período, a Vila Sésamo vem abordando conteúdos que ajudam as famílias a lidar com questões complexas como autismo, migração, trauma, pandemia de COVID-19, divórcio, entre outros.

“Como tantos meninos e meninas de coração, tive o privilégio de me divertir, aprender, e ver como o conteúdo da Vila Sésamo evoluiu ao longo de cinco décadas espetaculares em que a interação dos personagens engraçados e tocantes com todos os tipos de personalidades resultaram na série mais educativa e divertida que existe”, diz Joaquín Del Rivero, vice-presidente e diretor geral da Sesame Workshop América Latina.

Nesses 50 anos, o programa mudou a programação infantil para sempre e tornou-se parte da memória afetiva de diferentes gerações.

“Quando criança eu via como todos eram gentis no programa Vila Sésamo e hoje é muito bom e gratificante saber que nos bastidores também é assim. A equipe trabalha muito, com muito amor e paixão, para criar conteúdo em que meninas e meninos possam se reconhecer e se sentir aceitos porque todos se encaixam na Vila Sésamo!”, conta Dennise Planas, Produtora Sênior do Plaza Sésamo para a América Latina.

Impacto Social

Além do icônico programa de televisão, há também o trabalho social da Sesame Workshop, organização educacional sem fins lucrativos associada à Vila Sésamo, presente em mais de 150 países.

Sua missão é atender crianças vulneráveis ​​por meio de uma ampla gama de programas de impacto social financiados com o apoio de doadores.

No Brasil, projetos sociais nascidos a partir da inspiração na série, já impactaram diretamente mais de 150 mil famílias nos últimos dez anos e seguem fazendo a diferença.



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias