Wilson Lima supera Amazonino e lidera disputa ao Governo do AM

Na pesquisa estimulada, Wilson tem 33,3% das intenções de voto, contra 30,8% de Amazonino (Cidadania) 

GABRIELA ALVES – PORTAL AM1

Share the post “Wilson Lima supera Amazonino e lidera disputa ao Governo do AM”

(Foto: Divulgação/montagem)

MANAUS – Pesquisa do Instituto Iveritas, divulgada nesta quinta-feira (4), revelou mudanças nos números de intenção de voto no Amazonas. Pela primeira vez, o atual governador e candidato à reeleição Wilson Lima (UB) aparece na frente do candidato Amazonino Mendes (Cidadania) no primeiro turno das eleições deste ano. 

Na pesquisa estimulada, Wilson tem 33,3% das intenções de voto, contra 30,8% de Amazonino (Cidadania). Em seguida, aparecem Eduardo Braga (MDB), com 16,7%; Carol Braz (PDT), com 3,7%; Ricardo Nicolau (Solidariedade), com 2,9%; Henrique Oliveira (Podemos), com 2,8%; e Marcelo Amil (PSOL), com 1,3%. 

Nas pesquisas estimuladas, uma lista é passada para os entrevistados escolherem algumas das alternativas. 

A pesquisa de opinião foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) sob o número AM-0897/2022. Ela foi realizada em Manaus e em 11 municípios do Estado do Amazonas, onde foram entrevistados 5.611 eleitores, no período de 22 a 26 de julho de 2022. 

Os municípios que participaram da pesquisa foram: Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Maués, Parintins, Careiro Castanho, Autazes, Coari e Tefé. 

Outros cenários 

A mesma pesquisa também avaliou o cenário para a disputa a Presidência da República e para o Senado no Amazonas. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 44,7% das intenções de voto, contra 43% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Além deles, aparecem em seguida: Ciro Gomes (PDT), com 3,6% das intenções de voto e Simone Tebet (MDB), com 2,4%. 

Na pesquisa estimulada ao Senado, Arthur Neto (PSDB) lidera com 31,2% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece Omar Aziz (PSD), com 24%. Ele é seguido do Coronel Alfredo Menezes (PL), com 15, 9%, e Chico Preto (Avante), com 11,7%.

Compartilhe nas Redes

últimas noticias