Search
Close this search box.

Defensoria Pública encerra mutirão de atendimentos do IPTU em Manaus


O mutirão de atendimento do IPTU promovido pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) chegou ao fim na quinta-feira (20/6), após dois dias de atividade no Centro de Manaus. Centenas de contribuintes, incluindo dona Meire Solange, de 75 anos, buscaram ajuda para entender e contestar aumentos abruptos no imposto.

Dona Solange, moradora do bairro Petrópolis, relatou um aumento significativo no seu IPTU, de R$ 850,00 para R$ 2.080,00, e enfrentou dificuldades para resolver a questão, mesmo sofrendo de problemas cardíacos e com um orçamento apertado. “Meu terreno é pequeno, mas me cobraram como se fosse muito maior. Fiquei aliviada por ter sido bem atendida hoje”, desabafou.

O defensor público Carlos Almeida explicou que o mutirão focou em ajudar contribuintes inadimplentes a contestar valores cobrados indevidamente. Além disso, destacou que a Defensoria está pronta para ingressar com ações individuais contra o município para ressarcir moradores afetados por aumentos irregulares.

Em 2023, a prefeitura aumentou o IPTU de cerca de 300 mil imóveis sem aval da Câmara Municipal de Manaus, usando novas tecnologias para atualizar cadastros imobiliários.

Carlos Almeida também anunciou novas atividades planejadas pela Defensoria, visando continuar ajudando a comunidade.

Foto: Márcio Silva/DPE-AM



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias