Equipes percorrem comunidades ribeirinhas para vacinar cães e gatos contra a raiva – Amazonas


A Prefeitura de Manaus iniciou nesta segunda-feira (22) a segunda etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal na zona rural fluvial do município. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai atender até o dia 3 de julho comunidades localizadas na calha do rio Negro, nas regiões do Tarumã-Açu e Tarumã-Mirim.

A vacinação será realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, por meio de visitas domiciliares, contemplando as comunidades Nossa Senhora de Fátima, Abelha, Ebenezer, Nossa Senhora do Livramento, Agrovila e áreas adjacentes. A imunização é destinada a cães e gatos com idade a partir de três meses e em boas condições de saúde.

De acordo com o chefe do Núcleo de Controle Populacional Animal do CCZ, Thúlio Gonçalves da Rocha e Silva, a estratégia de vacinação casa a casa busca ampliar a cobertura vacinal e garantir maior proteção contra a raiva nas comunidades ribeirinhas.

A Semsa informou ainda que uma última etapa fluvial da campanha está prevista para outubro, quando outras comunidades da calha do rio Negro serão atendidas em parceria com a Unidade Básica de Saúde Fluvial Dr. Ney Lacerda.

Na primeira fase da vacinação fluvial, realizada entre os dias 22 e 30 de abril nas comunidades da calha do rio Amazonas, foram imunizados 642 animais, sendo 488 cães e 154 gatos.

A etapa urbana da campanha e a vacinação nas comunidades rurais localizadas ao longo das rodovias AM-010 e BR-174 devem começar na segunda quinzena de agosto.

A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida aos seres humanos por meio da mordida, arranhadura ou contato com a saliva de animais infectados. A vacinação anual de cães e gatos é considerada a principal forma de prevenção. Em Manaus, não há registro de casos de raiva humana desde 1985.



Source link

Compartilhe nas Redes

últimas noticias