As Forças Armadas dos EUA realizaram mais ataques contra alvos iranianos nas imediações do Estreito de Ormuz, informou o CENTCOM (Comando Central dos Estados Unidos) neste sábado (27).
Em publicação na rede social X, o CENTCOM afirmou que o ataque acontece após o Irã lançar um drone que atingiu um petroleiro de bandeira panamenha na manhã deste sábado.
O Exército americano informou que aeronaves militares tiveram como alvos alvos infraestrutura de vigilância militar iraniana, sistemas de comunicação, locais de defesa aérea, instalações de armazenamento de drones e capacidades de lançamento de minas.
O trânsito de embarcações comerciais pelo Estreito de Ormuz deve continuar normalmente, acrescentou a nota.
— U.S. Central Command (@CENTCOM) June 27, 2026
A ação ocorre após os EUA terem realizado ataques na região do Estreito de Ormuz na sexta-feira (26), visando locais de armazenamento de mísseis e drones iranianos, bem como instalações de radar costeiro.
Tensão em Ormuz
Na quinta-feira (25), o Irã atacou uma embarcação comercial próxima ao Estreito de Ormuz.
Segundo autoridades americanas, um drone iraniano atingiu o porta-contêineres Ever Lovely, de bandeira de Singapura, no primeiro ataque contra uma embarcação desde a assinatura do acordo.
O presidente dos EUA, Donald Trump, classificou a ação como uma “violação insensata” do acordo firmado entre os dois países.
Em resposta, as forças americanas realizaram ataques contra instalações militares iranianas nas proximidades do estreito.
Segundo o CENTCOM (Comando Central dos EUA), aeronaves atingiram depósitos de mísseis e drones, além de instalações de radar costeiro utilizadas pelas forças iranianas.
Após os bombardeios americanos, a Guarda Revolucionária do Irã afirmou ter lançado ataques contra posições militares dos Estados Unidos no Oriente Médio.
O Ministério das Relações Exteriores iraniano acusou Washington de violar o memorando de entendimento. As forças armadas americanas, porém, não confirmaram os ataques de Teerã.
Uma autoridade dos EUA disse à CNN que drones iranianos foram detectados, mas não atingiram seus alvos.
Enquanto isso, o Bahrein, que abriga uma importante base militar americana, informou ter sido alvo de drones iranianos durante a madrugada deste sábado (27), classificando a ação como uma violação de sua soberania.













