Search
Close this search box.

Idam capacita 63 produtores rurais de Beruri e do Sul de Canutama


Um total de 63 produtores rurais de Beruri e Canutama (distantes 173 e 619 quilômetros de Manaus, respectivamente), foram beneficiados com cursos de capacitação ofertados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). As atividades nos dois municípios aconteceram em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

Do total de participantes das capacitações, 25 participaram no curso ofertado em Beruri, que aconteceu entre os dias 18 e 22 de junho, enquanto em Canutama, entre os dias 19 e 21 de junho, 38 produtores rurais participaram da atividade promovida pelo instituto. Vale destacar que, tanto em Beruri quanto em Canutama, as ações aconteceram com o apoio das prefeituras dos municípios. 

Em Beruri, o curso disponibilizado abordou o ‘Beneficiamento e Melhoria dos Derivados de Mandioca’. Conforme o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Beruri, Antônio Luiz Barbosa, a capacitação teve como objetivo fomentar a produção local para otimizar a qualidade dos produtos e, assim, proporcionar mais renda aos agricultores familiares.

“Durante a capacitação, os participantes aprenderam a fabricar uma série de derivados de mandioca, entre eles diversas variedades de farinha, farinha de tapioca, queijo de mandioca, pudim de mandioca, bolo de mandioca, pé de moleque e tucupi”, exemplificou o gerente

Associativismo e cooperativismo

Voltada a organizações de produtores do sul de Canutama, o Idam realizou a capacitação em “Associativismo e Cooperativismo” na região. O curso foi ministrado pelo técnico da Gerência de Apoio à Organização de Produtores (Georp) do Idam, Domingos Sávio Oliveira, e pelo técnico do Sebrae, Josimar Lessa, com participações, ainda, da advogada Anne Bianca Pimentel e da oficial do Cartório de Canutama, Fabiana Mota. 

“Foi uma programação voltada especificamente para atender as necessidades das associações da região. Abordamos temas como regularização de associações, documentação e políticas públicas, bem como questões de liderança comunitária”, salientou o engenheiro florestal do Posto Avançado (PA) Idam/Açuanópolis, Lucas Lenci.

Ainda de acordo com Lenci, a capacitação beneficiou ao todo oito associações, com a proposta de não apenas dar direcionamentos quanto a regularização, mas, também, transmitir conhecimentos sobre organização interna e liderança.

FOTO: Divulgação/Idam



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias