Search
Close this search box.

Ação educativa da Prefeitura alerta para excesso de velocidade


Blitz educativa realizada nesta sexta-feira, 14/6, pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), abordou condutores de veículos na avenida do Turismo, bairro Tarumã, zona Oeste da capital, para conscientizá-los sobre os riscos de alta velocidade naquela via e ainda alertar os motoristas sobre a implantação de radares para evitar acidentes na avenida.

Durante a ação, educadores do IMMU conversaram com motoristas, distribuíram material gráfico e orientaram os motoristas quanto à importância de respeitar os limites e velocidade.

Moradores nas imediações e pedestres que transitam pelo local elogiaram a instalação dos equipamentos de fiscalização eletrônica.

A geóloga Patrícia Leme de Souza, 40 anos, trafega pela avenida do Turismo e conta que já testemunhou acidentes causados por excesso de velocidade. “Moro aqui já há cinco anos e vi alguns acidentes graves, justamente devido à alta velocidade. Eu acredito que a instalação dos radares é um ponto positivo, porque vai inibir excesso de velocidade nessa área e os acidentes”, disse.

O autônomo Robert Santos, 56 anos, afirmou que passa todos os dias pela via e elogiou a iniciativa da Prefeitura de Manaus. “Eu acho bom aqui, pelo menos educa mais esses motoristas sem educação, que não respeitam os pedestres, que não respeitam o limite de velocidade. Aqui sempre tem acidentes. Na semana passada morreu um motoqueiro aqui perto. Tem gente pensando que pode ‘voar’ nessa avenida”, opinou o morador do bairro Santa Etelvina, que trabalha próximo à avenida do Turismo.

O educador de Trânsito do IMMU, Werrison Freitas, explicou como ocorreu a ação. “Esta é uma das vias com alto índice de sinistro de trânsito, por isto estamos aqui para orientar o condutor sobre o funcionamento dos radares, ainda em caráter experimental. A educação de trânsito do Instituto está aqui nesse dia com uma ação de orientação, porque a gente sabe que orientando o condutor teremos um trânsito mais humano”, destacou Freitas.

Durante os primeiros 90 dias de funcionamento, os radares atuarão de forma educativa, orientando os condutores sobre a presença dos redutores de velocidade nos locais instalados. Placas de sinalização já foram colocadas para informar sobre a velocidade permitida e a presença dos equipamentos. Após esse período de educação, que tem como objetivo conscientizar os motoristas, haverá notificação aos condutores que circulam acima da velocidade permitida na via.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações integradas do IMMU para melhorar a mobilidade urbana e a segurança no trânsito em Manaus.

Foto – Graziela Marçal / IMMU



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias